Para que é usado o VFD?
1.Efeito de economia de energia e redução de consumo
O efeito da poupança de energia e da redução do consumo é particularmente evidente, especialmente durante a utilização de motores como ventiladores e bombas de água. Sabemos que quanto maior a velocidade de motores como ventiladores e bombas d'água, mais energia eles consomem. Portanto, quando o volume de ar ou volume de água que esses motores precisam produzir não é grande, usar o conversor de frequência para ajustar a velocidade pode ser muito conveniente. Boa economia de energia e redução de consumo. Outros motores também podem usar o conversor de frequência para ajustar a velocidade e atingir o objetivo de reduzir a perda de energia.
2. A partida suave protege o motor
Normalmente, a corrente necessária na partida de um motor é muito grande, cerca de sete ou oito vezes a corrente nominal. Quando uma corrente tão grande passa pelo grupo de fios e componentes do motor, uma grande quantidade de calor será gerada, o que não só consumirá energia, mas também afetará muito a vida útil do motor. Após o motor ser equipado com um conversor de frequência, a função de partida suave do conversor de frequência pode ser utilizada, ou seja, ele parte da velocidade zero e da tensão zero (você também pode aumentar o torque adequadamente), o que tem um bom efeito de proteção sobre as peças do motor. .
3. Fácil de controlar e pode ser controlado remotamente
O sistema operacional do conversor de frequência é simples e altamente selecionável. O usuário pode controlar o conversor de frequência para começar do zero e aumentar a velocidade uniformemente, e também pode escolher diferentes modos de aceleração (como linha reta, linha em forma de S, automática, etc.). Durante a operação do motor, a velocidade pode ser ajustada a qualquer momento conforme necessário e a velocidade de resposta é rápida. Também pode ser conectado ao sistema PLC para fins de controle remoto.
4. Proteja os componentes do motor ao parar
O conversor de frequência pode não apenas proteger o motor durante a partida, mas também ter um bom efeito protetor quando o motor para de funcionar. Quando o motor é parado, os componentes internos vibrarão violentamente, o que aumentará o atrito entre os rolamentos ou engrenagens, desperdiçará energia e reduzirá a vida útil. O inversor possui vários métodos de controle de parada, incluindo parada por desaceleração uniforme, parada automática, frenagem CC, etc. Você pode escolher à vontade, o que pode reduzir bastante a perda entre os vários componentes do motor e aumentar a vida útil. Além disso, como os componentes do motor são menos danificados, o coeficiente de estabilidade de todo o sistema aumenta bastante.