Quais são os três tipos de VFD?
Classificação dos conversores de frequência.
1. Classificação de acordo com o princípio de funcionamento
(1) Inversor de controle V/F
É um método de controle do conversor de frequência que está abaixo da frequência de referência. A tensão de saída do conversor de frequência é proporcional à frequência de saída. Um método de controle de saída de torque constante é o método de controle mais básico do conversor de frequência.
(2) Inversor de controle vetorial
Ele decompõe o vetor de corrente do estator de um motor assíncrono em um componente de corrente que gera um campo magnético (corrente de excitação) e um componente de corrente que gera torque (corrente de torque), que são controlados separadamente, e a amplitude e a fase entre os dois componentes são controlado ao mesmo tempo, ou seja, o estator é controlado. Vetor atual, então este método de controle é chamado de método de controle vetorial.
2. Classificação de acordo com as propriedades da fonte de alimentação DC
(1) Inversor tipo corrente
A característica dos inversores do tipo corrente é que um grande indutor é usado no link CC intermediário como um link de armazenamento de energia para amortecer a potência reativa, ou seja, para suprimir mudanças na corrente e tornar a tensão próxima de uma onda senoidal. Como a resistência interna DC é grande, ele é chamado de inversor de fonte de corrente (tipo de corrente). A característica (vantagem) do inversor do tipo corrente é que ele pode suprimir mudanças frequentes e bruscas na corrente de carga. É frequentemente usado em situações onde a corrente de carga muda muito.
(2) Inversor tipo tensão
A característica do inversor do tipo tensão é que o elemento de armazenamento de energia no link CC intermediário utiliza um grande capacitor, e a potência reativa da carga será armazenada em buffer por ele. A tensão CC é relativamente estável e a resistência interna da fonte de alimentação CC é pequena, o que equivale a uma fonte de tensão, por isso é chamado de inversor do tipo tensão. É frequentemente usado em situações onde a tensão da carga muda muito.