A tendência de desenvolvimento e a direção da inovação da tecnologia do inversor incluem principalmente a inteligência e a digitalização, o alto desempenho e a melhoria da fiabilidade, a aplicação da proteção ambiental verde e a tecnologia de poupança de energia, bem como a especialização e a integração.

‌1. Inteligência e digitalização

Com o rápido desenvolvimento da inteligência artificial e da tecnologia da Internet das Coisas, os inversores estão a desenvolver-se numa direção mais inteligente e digital. Isto significa que os futuros variadores terão a capacidade de monitorizar remotamente, diagnosticar avarias e ajustar automaticamente os equipamentos, melhorando assim a eficiência operacional e a estabilidade dos equipamentos. A aplicação de tecnologia inteligente também tornará desnecessário que o variador defina muitos parâmetros durante a utilização, e terá uma elevada estabilidade, alta fiabilidade e praticidade.

‌2. Alto desempenho e melhoria da fiabilidade

Para satisfazer a crescente procura do mercado, o desempenho do variador precisa de ser continuamente melhorado e a taxa de avarias deve ser reduzida tanto quanto possível. Portanto, o hardware e o software do inversor serão ainda mais otimizados para melhorar a sua capacidade antiinterferência, precisão e vida útil. A aplicação de tecnologias essenciais, como a tecnologia de controlo vetorial e a tecnologia de controlo direto de binário, melhorará ainda mais a precisão do controlo e o desempenho dinâmico do variador.

‌3. Aplicação de proteção ambiental verde e tecnologia de poupança de energia

Com a melhoria contínua dos requisitos de proteção ambiental e de poupança de energia, os inversores prestarão mais atenção à investigação, desenvolvimento e aplicação de tecnologias verdes de proteção ambiental e de poupança de energia. Por exemplo, adotar novos materiais, reduzir o consumo de energia e reduzir as emissões para reduzir o ruído do inversor durante a utilização, a poluição dos harmónicos do fornecimento de energia à rede elétrica e outros problemas.

‌Quarto, o desenvolvimento da especialização e da integração ‌

A especialização do fabrico de inversores pode fazer com que estes tenham um melhor desempenho num determinado campo, como por exemplo, inversores para ventiladores e bombas de água, e inversores para elevadores. Além disso, existe uma tendência para os variadores serem integrados nos motores, fazendo com que os variadores façam parte do motor, reduzindo assim o tamanho e facilitando o controlo.

Em resumo, as tendências de desenvolvimento e as direções de inovação da tecnologia de inversores são diversificadas, incluindo inteligência e digitalização, alto desempenho e melhoria de fiabilidade, aplicação de proteção ambiental verde e tecnologias de poupança de energia, e o desenvolvimento de especialização e integração. Estas tendências e direções promoverão o avanço contínuo da tecnologia do inversor e irão satisfazer as necessidades de mais campos e cenários.