A configuração de binário do variador é normalmente utilizada para ajustar o binário de saída do motor para satisfazer os requisitos de carga. Os passos de configuração específicos podem variar dependendo da marca e do modelo do variador, mas o processo geral é o seguinte:

1. Entre na interface de configuração dos parâmetros do variador

Normalmente, o variador tem um ecrã de visualização e um painel de operação de teclas, e pode aceder ao menu de configuração de parâmetros através do painel de operação. Em geral, é necessário introduzir uma palavra-passe (se houver) para modificar as definições.

2. Encontre parâmetros relacionados com o binário

No menu de configuração dos parâmetros do variador, encontre os parâmetros relacionados com "binário", "corrente" ou "carga". O controlo de binário está geralmente intimamente relacionado com o controlo de corrente, controlo de velocidade, etc.

Os nomes de parâmetros comuns incluem:

Corrente máxima de saída: Defina a corrente máxima que o motor pode suportar, controlando assim o limite superior do binário.

Compensação de binário: ajuste a resposta de binário do motor quando a carga muda para manter a estabilidade.

Tempo de aceleração e desaceleração: Pode afetar a alteração de binário durante o arranque e paragem do motor.

3.º Defina o modo de controlo de binário

Alguns variadores suportam diferentes modos de controlo de binário. Pode escolher o modo que melhor se adapta às necessidades da sua aplicação:

Controlo de binário constante: aplicável a ocasiões em que os requisitos de carga são relativamente constantes.

Controlo de binário variável: aplicável em ocasiões em que a carga muda de forma mais dinâmica. O variador ajustará o binário de saída de acordo com as condições de carga.

4. Ajuste os parâmetros de binário específicos

De acordo com as suas necessidades, pode ajustar os seguintes parâmetros:

Capacidade de sobrecarga: Defina a capacidade de sobrecarga que o motor pode suportar num curto período de tempo, geralmente para lidar com o impacto instantâneo durante o arranque ou as mudanças de carga.

Limite de binário: defina o binário de saída máximo permitido para evitar que o motor seja danificado por sobrecarga.

Limites de potência e corrente: Por vezes, pode definir limites com base na potência e corrente nominais do motor para garantir que não excede a gama de trabalho do motor.

5.º Guardar e testar

Após ajustar os parâmetros relacionados com o binário, guarde as definições e teste. Certifique-se de que o binário do motor pode responder razoavelmente quando a carga muda e que o motor não falha devido a problemas como a sobrecarga.

Nota:

Ao ajustar o binário, certifique-se de que considera os parâmetros nominais do motor e as características da carga para evitar definir parâmetros demasiado elevados e causar danos no motor.

Os nomes de interface e os parâmetros dos variadores de diferentes marcas podem ser diferentes. Para operações específicas, consulte o manual do utilizador do variador.